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Benchmarking para eventos: benefícios e práticas

O que é benchmarking?

Benchmarking é o estudo da concorrência, incluindo seus produtos, serviços, processos, atendimento e outros fatores, visando observar o que pode ser replicado dentro do seu negócio ou projeto, aumentando seus resultados.

“Benchmarking” em uma tradução livre significa: “ponto de referência”, ou seja, podemos entender como a identificação de boas práticas adotadas por outras empresas que atuam no mesmo setor.

Desta forma, é possível obter os melhores insights e estratégias para otimizar os resultados de qualquer negócio que aplica esta ferramenta estratégica.

O que é benchmarking para eventos?

O benchmarking para eventos é o estudo da concorrência aplicada no mercado dos eventos, ou seja, a base continua a mesma, o único ponto que muda é o do nicho de mercado.

Vamos a um exemplo para ficar ainda mais simples o entendimento!

Exemplo de benchmarking para eventos

Supomos que você é organizador de um evento esportivo, mais especificamente de uma maratona, e deseja alavancar seus resultados, ou seja, que tenha mais participantes e visibilidade.

Afinal, seu concorrente é maior, e possui uma legião de fãs, que o seu evento poderia ter também.

E é exatamente neste momento que o benchmarking surge, com a missão de te mostrar o que sua concorrência faz que você ainda não.

Neste exemplo, em específico, você buscaria entender quais as práticas e estratégias que o seu principal concorrente utiliza para obter essa legião de fãs do evento.

Será que eles prezam por um bom relacionamento nas redes sociais? Quais estratégias de pós-evento eles utilizam para encantar os participantes?

Por meio deste estudo, você teria uma boa base de quais estratégias aplicar em seu evento, para melhorar ainda mais seu desempenho em pontos que precisam de melhorias.

5 dicas para fazer um benchmarking eficiente!

Agora, para o seu benchmarking ficar ainda mais completo e assertivo, confira abaixo algumas dicas essenciais para te ajudar ainda mais neste estudo:

  • Não pare de analisar: um bom benchmarking é um estudo contínuo, ou seja, é um processo que nunca deve parar, afinal, o mundo muda a todo instante. É preciso acompanhar;
  • Converse com os consumidores: pergunte quais pontos seus clientes acreditam que podem ser aprimorados em seus eventos. A pesquisa pode ser realizada pessoalmente, ou por meio do email marketing, por exemplo.
  • Fale com sua equipe: eles podem ser uma excelente fonte de estudo para o seu benchmarking para eventos;
  • Troque experiências com empresas referências: conversar com a concorrência pode ser uma boa alternativa para aprimorar ainda mais seus processos e estratégias, e quem sabe até criar uma parceria duradoura;
  • Nada de achismos: utilize dados para fortalecer todo e qualquer argumento durante o processo.

E aí, preparado para criar o seu benchmarking? Fazer um benchmarking para eventos não é uma tarefa tão difícil, não é mesmo?

Com as dicas que aprendeu ao longo deste conteúdo, já é suficiente para elaborar um estudo completo e cheio de insights para melhorar suas próximas edições. Se surgir dúvidas sobre o assunto, deixe nos comentários que responderemos e conte com a Cedro para ser o espaço ideal do seu próximo evento.

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